sábado, 2 de março de 2013

O sorriso de Ratzinger


Estava eu a esperar pelo início da ultima audiência geral do [ainda] Papa Bento XVI e pensado em como seriam valorosas suas palavras, mas o que me encantou tanto quanto suas palavras foi ver seu semblante sorridente, diferente do visto em dias atrás, que demonstrava um grande cansaço, - principalmente depois do anúncio de sua renúncia - via-se agora a sua imensa alegria por ver ali a "Igreja viva" como ele mesmo ressaltou em suas palavras. Vimos durante todo o seu magistral pontificado um homem que ama Nosso Senhor Jesus Cristo acima de tudo, dentre tantos modos em que ele demonstrava este seu amor, um deles é que isto se refletia claramente em seu semblante, vimos nele um sorriso de um santo.

Isso tudo me fez pensar no quanto ele foi sempre atacado pelos inimigos da Igreja, e uma das principais acusações - ainda mais enquanto ainda era o Prefeito da  Congregação para Doutrina da Fé - é de que era uma pessoa "carrancuda", fria e insensível, pelo seu comportamento forte e sério frente as questões doutrinais. Mas a Providência, para o nosso bem de toda a Igreja o conduziu ao trono de Pedro e essa imagem - que muitos acreditavam ser verdadeira - caiu em sua primeira aparição como Papa, um Papa sorridente e humilde, que em poucos minutos destruiu toda a falsa imagem que haviam montado dele.

Os inimigos da Igreja ficaram confusos "e agora, o que fazer?", ele sempre foi um super teólogo, o único modo de lhe tirarem crédito era inventar uma falsa imagem dele, mas cada vez mais os fiéis o amavam, por além de ver sua entrega a Igreja, suas palavras, viam nele a cordialidade e serenidade de um santo, acho que o maior exemplo disso foram as Jornadas Mundiais da Juventude, ver como os jovens amam o Papa, e isso ficou eternizado num grito da JMJ de Madri em 2011, "esta es la juventud del Papa", toda uma geração de jovens que tem o Sr. Ratzinger como grande exemplo de homem de fé, que ouviu e guardou suas palavras, e esta semente plantada por ele dará gigantescos frutos no futuro da humanidade, uma geração que saberá que armas usar contra a ditadura do relativismo reinante em nossos tempos.

O acusavam de ser tímido, ele mostrou que timidez não é defeito, mas sim uma característica de comportamento e que quando nos entregamos sinceramente o serviço de Deus Ele se encarrega de nos conduzir adaptando nossas potencialidades a missão que devemos cumprir.

Outro exemplo de sua grandiosidade, e que vimos de perto, foi quando ele veio ao Brasil e a mídia se organizou para acusá-lo de "retrógrado que não sabia pastorear os fiéis", isso tudo caiu por terra rapidamente, principalmente após vermos o carinho com que tratou os membros da Fazenda da Esperança, no encontro com os jovens e ver como o povo ficava de vigília na entrada do mosteiro no qual ele ficou hospedado.

Bento XVI é um santo, em todas suas ações ele deixou resplandecer seu amor a Deus e sua busca pela verdade, com essas poucas palavras quis somente mostrar um dos aspectos que demonstraram isso, a conclusão a que chego e uso isso para que sirva de exemplo pra todos nós é que ele foi assim, cordial, solicito, paciente nas tribulações não para gerar uma imagem diferente do que o acusavam, mas ele foi assim porque ele é assim, ele é um homem que busca a verdade, e não há verdade sem caridade, como ele mesmo disse "a caridade sem verdade cai no sentimentalismo" [1], ele nunca foi um sentimentalista tentando criar uma falsa simpatia, tentando parecer "bonzinho", uma dentre tantas palavras que se pode aplicar a ele é sinceridade, o sorriso de Ratzinger sempre nos transmitiu sinceridade, sempre se mostrou ser verdadeiro, o sorriso de quem ama a Deus acima de tudo e por isso ama de verdade os outros, ama o próximo por amor a Deus.

Muitos que estiveram com ele relatam como seu semblante transmitia paz, serenidade e lucidez de uma forma muito intensa, a maioria de nós só o vimos por fotos e vídeos, mas sei que tivemos sempre esta mesma sensação. No sorriso dos santos vemos um traço da Beleza Divina, no sorriso de Joseph Ratzinger vimos o sorriso de um santo.

Pedimos a intercessão da Virgem Santíssima que sempre o guarde nessa nova jornada, e que possamos ser fiéis a Nosso Senhor como Bento XVI sempre o foi.

Tiago Martins

[1] Encíclica Deus Caritas Est

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...